domingo, 26 de fevereiro de 2012

Palatoplastia

Me perdoem a demora para responder, estava trabalhando e super sem tempo de escrever, mas várias pessoas me mandaram e-mail perguntando como foi a cirurgia do Bê, como foi o pós cirúrgico, percebi que não posso deixar esse cantinho jamais, vamos ao que interessa...

Palatoplastia do Bernardo.

Já se passaram 4 meses, como passa rápido. O Bê fez a cirurgia dia 17 de Outubro de 2011, caiu numa Segunda. Nós fomos pra Bauru no dia 12 de Outubro, no feriado, pois sua primeira consulta estava marcada para o dia 14 logo cedo, e como fui de ônibus preferi ir mais cedo pra poder descansar um pouco. Uma viagem de umas 10hrs, mas bem tranquilo.
No primeiro dia de triagem o Bê passou pela fono, pelo dentista e pelo psicólogo, e outros que não me recordo agora, mas é o mesmo procedimento da cirurgia da queiloplastia. No segundo dia cirurgião, anestesista, o exame de sangue e a palestrinha da internação.
Voltando ao primeiro dia ele passou pelo otorrino tb, e fez um exame no ouvido, eu não sei se todos sabem, mas geralmente crianças que nascem com fenda tendem a ter problemas auditivos tb, o que deve ser resolvido logo, pois a fala depende totalmente da audição. Na primeira vez que o Bê foi consultar no Centrinho, constataram que ele tinha um catarrinho no ouvido, eu fiquei super chateada na época, mas procurei não me desesperar, afinal é algo bem comum. Esse catarrinho chama-se OTITE, é um acumulo de secreção no ouvido, ele tinha nos dois, aí o médico me falou que se caso não saísse quando ele voltasse ao Centrinho para realizar a Palatoplastia, teria que retirar essa secreção, dito e feito, voltamos para a segunda cirurgia e lá estava a secreção, o Bê teve que fazer uma micro cirurgia no ouvido, onde foi introduzido um pequeno tubinho para se sugar a secreção e esse tubinho não é retirado, com o tempo ele cai sozinho e o buraco se fecha por si só. Depois de 5 meses passados da cirurgia ele teria que se consultar com um Otorrino aqui da minha cidade mesmo para ver se o tubinho caiu e a incisão que foi feita  fechou. Agora no mês de Março vou levá-lo ao Otorrino, estou rezando e pedindo a Deus que tenha fechado, é muito ruim o processo. Em função dessa cirurgia o Bê não pode tomar banho de piscina, não pode mergulhar, quando vai tomar banho todos os dias tem que colocar algodão com óleo no ouvido dele, pois não pode entrar água de jeito nenhum, é muito chato.
No dia que a médica me contou que ele ia ficar sem poder entrar em piscina e tals eu sai do consultório chorando horrores, o Bê ama água, fiquei arrasada com essa limitação, mas procurei mais uma vez não me desesperar. Graças a Deus está acabando. Mas ainda assim eu entrei com ele na piscina, só que com algodão e esparadrapo no ouvido, e é claro sem mergulhar, só da barriguinha pra baixo, ele ama água, eu procurei achar uma solução para não ser tão ruim pra ele, deu certo.
Resolvi contar sobre essa cirurgia do ouvido, pois é uma situação que eu não esperava, e acho que temos que nos preparar para tudo, afinal estamos só início de um processo longo e cansativo, temos que ter força, por mais difícil que seja.

A palatoplastia foi até bem tranquila, vou te falar, a queiloplastia foi bem pior, aff!!!
Entreguei o Bê as 9hs no centro cirúrgico, e mais uma vez parecia que mundo ia acabar, que dor, que sentimento de impotência, que aflição, chorei, chorei e chorei. Posso dizer pra vcs com toda certeza do mundo que foi o pior momento da minha vida, como é difícil.
A cirurgia demorou umas 2hs e eu já estava pra ficar louca, demorou demais. Quando nos chamaram eu e minha sogra (Ela que foi comigo pra Bauru), eu quase tive um troço, que agunia.
Logo que cheguei no PO tinham 3 enfermeiros em volta do Bê, e ele chorava muito, aquele choro roco, estranho, pois estava todo costurado no céu da boca, não podia ser um choro diferente, tinha muito sangue e um pouco no ouvido tb, em função da microcirurgia. Eu fiquei preocupada inicialmente, mas logo vi que ele estava bem. Logo o enviaram para o Berçario do PO, foi muito mais tranquilo, lembro que quando foi a cirurgia do lábio o Bê não dormiu, dessa vez não, ele dormiu, comeu, e na hr que ele sorriu eu quase morri de tanta felicidade, que sensação maravilhosa, ele estava bem e eu tb... kkkkk
Passamos uma noite tranquila, na medida do possível. Dr. Eudes o cirurgião passou depois do almoço para dar alta, e logo a noite voltamos para casa, saimos de Bauru as 22hs e chegamos em Brasília as 10hs da manhã, viagem até tranquila, o Bê dormiu bastante, foi tudo bem... Finalmente havia passado o pior.

Ficamos os 30 dias na dieta líquida, dessa vez não usei as talinhas, pois ele nunca levava a mão na boca, acho que ficou tão traumatizado da outra vez com as talinhas que dessa vez até nisso ele colaborou.
Depois dos 30 dias comecei a inserir os alimentos aos poucos, assim como a pediatra e a nutricionista havia falado, ele foi aceitando os alimentos aos poucos, eu fui amassando menos, deixando pedaços maiorzinhos, ele aceitou super bem, hj ele come de tudo, arroz, feijão, carninha, tudoooo, graças a Deus. Mas procuro dar pedaços pequenos, fatiadinhos, pois ele ainda engasga bastante, mas como uma criança normal que está se adaptando a uma nova forma de se alimentar, ele está se saindo bem. Já mama sozinho, bebe água sozinho, come bolachas, biscoitos, banana inteira, tudo sozinho, claro que fico só observando, mas ele está se saindo muito bem. Agora vou começar a treinar a alimentação dele sozinho, não sei se vai dar muito certo em função da bagunça que eles fazem, mas vou ver no que vai dar... kkkkk

Em Outubro voltarei a Bauru para revisão da cirurgia, e provavelmente vamos consultar com dentista e com a  fono, que já vou iniciar o tratamento aqui em Brasília em Junho.

Está tudo no caminho, vou focar na fala que é a parte mais importante, vou iniciar essa semana exercícios que  o site do Profis ensina, é muito bom, esse é o link pra quem quiser: Clique aqui é muito importante iniciar os exercícios quanto antes.

Meu filho é a minha vida, ele é a minha maior alegria, eu o amo mais que tudo e vou fazer o que for preciso para que ele tenha uma vida normal, tenho certeza que vou conseguir, Deus está no controle e ele sempre quer o melhor para nós...

Obrigada a todos pelo carinho e amanhã estarei de volta, vou atualizar sempre agora.


E agora muitas fotinhas do meu príncipe, olhem como cresceu... Lindoooooooooo












Bjusssss

3 comentários:

  1. Com certeza ele logo logo tara 100 por cento!! Ele e mto lindao.. Bjusss fiquei com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber notícias, muito bom saber que o Bernardo está bem e LINDÃO!!! E tudo isso que vc conta é muito importante pois logo logo eu estarei passando por essa situação, o Lucas já vai fazer 1 mês essa semana e já nos escrevemos no centrinho...vai dar tudo certo para todos nós!!! Bjos pra vcs! =***

    ResponderExcluir
  3. Nossa Debora obrigado por compartilhar essa informação conosco. Confesso que estava muito curiosa para saber como foi. Adorei a dica do Profis.
    O Bê esta muito muito lindo e Graças a Deus tudo ocorreu bem.
    A palato do Samuel será marcada para o meio do ano, mas meu coração já esta apertadinho.
    Um grande beijo para vocês

    ResponderExcluir